Recursos de Ajuda Disponíveis

Vídeo-tutoriais

Perguntas frequentes

Pergunta 1 - Quem está apto a participar?

Pergunta 2 - Onde posso me inscrever?

Pergunta 3 - Quantos projetos posso inscrever?

Pergunta 4 - Posso inscrever um projeto de documentário cujo orçamento ultrapasse 50 mil euros?

Pergunta 5 - O projeto de documentário deve abordar algum tema específico?

Pergunta 6 - É possível inscrever um projeto com dois realizadores?

Pergunta 7 - Como faço para inscrever meu documentário no Programa Nossa Língua?

Pergunta 8 - O que é considerada obra literária nacional?

Pergunta 9 - O que é considerado obra literária publicada?

Pergunta 10 - Como posso participar da Oficina de Desenho Criativo de Produção?

Pergunta 11 - Se o realizador for ao mesmo tempo sócio da empresa produtora, quem deve assinar o Contrato de Coprodução entre Realizador e Entidade Produtora?

Pergunta 12 - Como faço para inscrever meu filme no programa Nossa Língua?

Pergunta 13 - Há algum modelo específico de formato no qual os projetos devem ser apresentados?

Pergunta 14 - Em que moeda devo preparar o orçamento do projeto?

Pergunta 15 - Como faço para anexar um documento adicional ao meu projeto?

Pergunta 16 - Fiz o cadastro, mas não consigo entrar no site, aparece a mensagem usuário inativo.

Pergunta 17 - O comprovante de registro do projeto na Biblioteca Nacional só vai ficar pronto após o fim das inscrições, posso apresentar o protocolo (Comprovante de Registro)?

Vídeos Tutoriais

1 - Criando um login

2 - Submetendo um projeto

3 - Avaliando projetos

Perguntas Frequentes

1 - Quem está apto a participar?

Realizadores nacionais dos Estados-membro associados a Entidades Produtoras com sede e origem no território nacional correspondente.

2 - Onde posso me inscrever?

As inscrições são feitas através do sítio da CPLP, http://www.cplp.org. Lá o candidato deve clicar no link “entrar/cadastro” e preencher o formulário de cadastro. Em seguida ele receberá um email de confirmação com um link para o acesso. A partir daí o candidato poderá submeter o seu projeto.

3 - Quantos projetos posso inscrever?

Os candidatos podem inscrever quantos projetos quiserem, desde que sejam projetos diferentes. Se for verificado que dois projetos são versões diferentes de um mesmo projeto, ambos serão eliminados. Caso o candidato seja vencedor no processo de seleção do DOCTV CPLP II e também do FICTV CPLP I, ele deverá optar por um deles.

4 - Posso inscrever um projeto de documentário cujo orçamento ultrapasse 50 mil euros?

Só serão aceitos projetos cujo orçamento não ultrapasse o valor de 50 mil euros. Caso que a produção consiga angariar apoios que aumentem os recursos de produção, não poderá haver alteração da distribuição dos direitos patrimoniais da obra.

5 - O projeto de documentário deve abordar algum tema específico?

Os regulamentos do DOCTV CPLP II não prevêem um tema específico mas, os projetos devem oferecer “uma visão contemporânea das realidades sócio-político-culturais dos Estados Membros da Comunidade”.

6 - É possível inscrever um projeto com dois realizadores?

O Programa só prevê a existência de um realizador por projeto. Somente um realizador pode assinar os contratos e participar da Oficina de Desenho Criativo de Produção. No caso de haver mais de um realizador, aquele que for o primeiro signatário do registro na Biblioteca Nacional deve assinar os contratos e participar da Oficina. Havendo outros realizadores, estes podem assinar os contratos como anuentes e não poderão participar da oficina.

7 - Como faço para inscrever meu documentário no Programa Nossa Língua?

O Programa Nossa Língua irá selecionar quatro documentários já prontos, não originais, em cada país. A seleção das obras Polo Nacional, que está encarregado da curadoria.

8 - O que é considerada obra literária nacional?

Entendemos por “obra literária” textos que façam uso estético da linguagem escrita, como encontramos na prosa, nas narrativas de ficção, crônica, conto, novela, romance, verso e peças de teatro. Lembrando ainda que o texto escolhido deve já ter sido publicado e ser de autoria de autor nacional. 

9 - O que é considerado obra literária publicada?

Toda obra literária que tenha sido disponibilizado ao público, através de publicação em livro, revista, jornal, Internet etc.

10 - Como posso participar da Oficina de Desenho Criativo de Produção?

A participação na Oficina de Desenho Criativo de Produção é restrita aos realizadores e produtores executivos dos projetos selecionados nos Concursos Nacionais DOCTV CPLP II e FICTV CPLP I.

11 - Se o realizador for ao mesmo tempo sócio da empresa produtora, quem deve assinar o Contrato de Coprodução entre Realizador e Entidade Produtora?

Ele deve assinar um contrato entre o realizador, pessoa física, e a empresa produtora, pessoa jurídica. Pela pessoa jurídica assina quem tiver poder legal de acordo com o Contrato Social da empresa. Se for ele mesmo, ele assina nas duas condições.

12 - Como faço para inscrever meu filme no programa Nossa Língua?

O Programa Nossa Língua não é um concurso. Os quatro filmes que comporão a carteira de cada país participante são escolhidos pelo próprio Polo Nacional.

13 - Há algum modelo específico de formato no qual os projetos devem ser apresentados?

A apresentação dos projetos obedece a um formato previsto no Regulamento. Os formulários para isso estão disponíveis no site do programa, na página do Polo Nacional, clicando no botão "Regulamento" e em seguida no botão Anexos e Formulários.

14 - Em que moeda devo preparar o orçamento do projeto?

O orçamento dos projetos deve ser apresentado em euros.

15 - Como faço para anexar um documento adicional ao meu projeto?

Documentos adicionais, como currículos em outro formato, outras declarações, podem ser adicionados na tela de anexos da tela de submissão de projetos na opção "arquivos complementares".

16 - Fiz o cadastro, mas não consigo entrar no site, aparece a mensagem usuário inativo.

Após a realização do cadastro, o candidato recebe um email de confirmação com um link no qual ele deve clicar para ter acesso ao site. Após cinco dias o link expira. Nesse caso o candidato deve clicar na opção "enviar um novo código".

17 - O comprovante de registro do projeto na Biblioteca Nacional só vai ficar pronto após o fim das inscrições, posso apresentar o protocolo (Comprovante de Registro)?

Sim, pode apresentar o protocolo.