REDE CPLPAV

Notícias

16-01-2017
Encerra-se essa semana a transmissão do Programa Nossa Língua



Esta semana será exibido o último documentário do Programa Nossa Língua, encerrando a programação de 28 semanas de títulos que refletem as realidades nacionais dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


O Programa Nossa Língua, parte integrante do Programa CPLP Audiovisual, constituiu-se em iniciativa estratégica de colaboração entre as emissoras públicas de televisão dos estados membros da CPLP para a composição de uma faixa comum de programação difundida simultaneamente nos diversos territórios nacionais, composta por documentários capazes de oferecer ao público telespectador uma visão contemporânea da diversidade cultural, social e política do mundo de língua portuguesa.Os Polos da Rede CPLP Audiovisual selecionaram uma carteira de títulos para a ilustração das respectivas realidades nacionais para serem exibidos nas emissoras públicas dos estados membros da CPLP. Com isso, foi criada uma faixa semanal de programação, com duração aproximada de 60 minutos, que foi exibida ao longo de 28 semanas, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017.

As ações do Programa CPLP Audiovisual continuam em 2017 com a exibição da programação inédita resultante das produções selecionadas e produzidas pelos Concursos Nacionais do DOCTV CPLP II e do FICTV CPLP I.

09-05-2018
Divulgação dos Projectos Selecionados

Os últimos momentos da etapa final do Concurso internacional do programa audiovisual DOCTV CPLP III, contou com a contribuição e visão artística dos membros da comissão de seleção internacional. Ficou concluída a etapa de seleção de projetos do Programa DOCTV CPLP III. Projectos selecionados: Angola - "ELINGA TEATRO 1988/2008" de Paulo Azevedo Brasil - "Entre a Porta e a Rua" de Rafael Figueiredo Cabo Verde - "Bidon: Nação Ilhéu" de Celeste Fortes Guiné Bissau - "Bijagó o Tesuro Sagrado" de Domingos Sanca Guiné Equatorial - "Ritmo de Ida e Volta" Ngolo Leticia Idabe Makuale Moçambique - " A experiência de Moçambique na Gestão de mudanças climáticas 2000-2018" de Tânia Machonisse Portugal - " Margot Dias, uma viagem aos Macondes de Moçambique" de Catarina Alves Costa São Tomé e Príncipe - " O Estado Crioulo de África" de Teodora de Ceita da Luz Martins Timor Leste - "Música da Resistência" Francisca Maia OBRIGADO A TODOS OS PARTICIPANTES

07-05-2018
Comissão de Seleção

Já se encontram em Portugal, os membros da Comissão de seleção do Concurso Internacional do Programa DOCTV CPLP III. António Ole (Angola), Leonor Silveira, (Portugal), Tatiana Cobbett, em representação de Adélia Sampaio (Brasil), Leão Lopes (Cabo Verde) e Flora Gomes (Guiné Bissau).

27-04-2018
Encerramento período de inscrições.

Após o lançamento do concurso Internacional do Programa DOCTV CPLP III vivenciaram-se durante 3 meses, momentos de grande aprendizagem, partilha e enriquecimento, com a realização de diversas acções de divulgação e promoção do programa, bem como de capacitação e formação de realizadores e produtores. Nestas acções de formação e capacitação, realizadas em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, participaram perto de centena e meia de realizadores e produtores. O período de inscrições encontra-se encerrado, e o balanço desta III Edição é muito positivo, constatando-se a apresentação de 192 projectos, a que corresponde um aumento de 38% relativamente à edição anterior. Gostaríamos também de realçar, que 1/3 dos projectos recebidos, são da autoria de mulheres realizadoras. Desejamos a todos os participantes boa sorte e reiteramos a informação de que os projectos vencedores serão conhecidos no próximo dia 9 de maio.

veja mais