REDE CPLPAV

Notícias

15-01-2017
NOSSA LÍNGUA: Uma Lulik



Esta semana será exibido o último documentário do Programa Nossa Língua, encerrando a programação de 28 semanas de títulos que refletem as realidades nacionais dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


O Programa Nossa Língua, parte integrante do Programa CPLP Audiovisual, constituiu-se em iniciativa estratégica de colaboração entre as emissoras públicas de televisão dos estados membros da CPLP para a composição de uma faixa comum de programação difundida simultaneamente nos diversos territórios nacionais, composta por documentários capazes de oferecer ao público telespectador uma visão contemporânea da diversidade cultural, social e política do mundo de língua portuguesa.Os Polos da Rede CPLP Audiovisual selecionaram uma carteira de títulos para a ilustração das respectivas realidades nacionais para serem exibidos nas emissoras públicas dos estados membros da CPLP. Com isso, foi criada uma faixa semanal de programação, com duração aproximada de 60 minutos, que foi exibida ao longo de 28 semanas, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017.

A programação NOSSA LÍNGUA é também um instrumento de formação de plateias/audiências nas emissoras públicas para a programação inédita que irá ao ar em 2017, resultante das produções selecionadas e produzidas pelos Concursos Nacionais do DOCTV CPLP II e do FICTV CPLP I, que completam o conjunto de ações do Programa CPLP Audiovisual.

Para encerrar o Programa, exibiremos o documentário timoresnte "Uma Lulik". Na tradição timorense, a Uma Lulik (Casa Sagrada) é o centro, o cordão umbilical entre passado e presente. Para os vivos, é uma reserva segura de memória e sabedoria antiga. Para os mortos, é o local onde o tempo não passa, onde a história se renova. Esta é a história da construção de uma casa sagrada, vivida e contada por um timorense. O realizador Victor de Sousa transporta-nos ao universo dos antepassados, presenças inquestionáveis, sentidas, palpáveis em cada objeto nascido da terra e da memória coletiva. Após a destruição de grande parte das Casas Sagradas durante 24 anos de ocupação Indonésia, a reconstrução da identidade nacional passa pelas aldeias e pelas montanhas, onde o sagrado, pouco a pouco, volta ao seu lugar, à sua casa.

 

 

Título: UMA LULIK

País: Timor-Leste

Duração: 52’:00’’

Ano 2009

Direção: Victor Sousa

Coprodução: Victor Sousa – IDA - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP



10-05-2019
Ante Estreia Documentário "Parto" Moçambique

Moçambique realizou dia 8 de Maio, a cerimónia oficial de lançamento de difusão do DOCTV CPLP III, com a exibição do documentário "O PARTO". A cerimónia foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Secretário Permanente do Ministério da Cultura em representação do Ministro. O evento contou ainda com o PCA da TVM - Televisão de Moçambique, o Secretário Geral da AMOCINE, Embaixada de Angola, cineastas e convidados, que lotaram a sala por completo. De destacar que a ante estreia foi notícia num dos jornais de maior circulação no país. A TVM inicia próximo domingo, dia 12, a teledifusão com o documentário de Moçambique.

veja mais