REDE CPLPAV

Notícias

08-01-2017
NOSSA LÍNGUA: Lusitânia Expresso


Após o massacre feito por militares indonésios no cemitério de Santa Cruz em Díli, Timor Leste, em Novembro de 1991, foi realizada arriscada viagem marítima que ficou conhecida por missão “Paz em Timor”. Estudantes de vários países do mundo partiram de Lisboa, passam pela Austrália e seguem em direção a Díli, por iniciativa da revista “Fórum Estudante”, liderada por Rui Marques. A viagem se deu em um navio com muitas limitações, o ferryboat “Lusitânia Expresso”, que transportava habitualmente veículos. O objetivo declarado era depor uma coroa de flores no cemitério de Santa Cruz, em memória do massacre aí ocorrido no ano anterior. Mas o objetivo principal era, obviamente, denunciar ao mundo a violência que estava a ser cometida pelo Indonésia em Timor-Leste. Seguiam a bordo também jornalistas, homens de rádio e de televisão (a RTP estava a bordo), políticos e outras figuras públicas. Entre eles um ex-presidente português, o General Ramalho Eanes. Já próximo do limite territorial de Timor Leste, o comando da flotilha indonésia ameaçou afundar o “Lusitânia Expresso”, caso entrasse em águas de Timor. Estavam comisso impedidos de chegar a Díli. 

Mas o objetivo da missão acabou sendo alcançado.



Título: LUSITÂNIA EXPRESSO

País: Timor-Leste

Duração: 53’:50’’

Ano 2012

Direção e Produção: Francisco Manso - RTP

10-05-2019
Ante Estreia Documentário "Parto" Moçambique

Moçambique realizou dia 8de Maio, a cerimónia oficial de lançamento de difusão do DOCTV CPLP III, com a exibição do documentário "O PARTO". A cerimónia foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Secretário Permanente do Ministério da Cultura em representação do Ministro. O evento contou ainda com o PCA da TVM - Televisão de Moçambique, o Secretário Geral da AMOCINE, Embaixada de Angola, cineastas e convidados, que lotaram a sala por completo. De destacar que a ante estreia foi notícia num dos jornais de maior circulação no país. A TVM inicia próximo domingo, dia 12, a teledifusão com o documentário de Moçambique.

07-05-2019
Estreia Nacional em Timor-Leste

Aconteceu no dia 6 de Maio, pelas 15h no Auditório do Arquivo e Museu da Resistência de Timor - AMRT a estreia do documentário "Músicas de Resistência", na estreia estiveram presentes: - O Secretário de Estado da Arte e Cultura; - O Secretário de Estado da Comunicação Social ; - O Embaixador da República Indonésia em Timor Leste - O Embaixador da União Europeia em Timor Leste; - O Presidente do Conselho de Administração da RTTL, EP; - O Vise-presidente do Instituto Camões; - Diretores Gerais e Nacionais dos ministérios relevantes; - Realizadores, Cinematógrafos, Escritor, Autor, Produtor etc.

veja mais