REDE CPLPAV

Notícias

01-01-2017
NOSSA LÍNGUA: Timor-Leste, traição e ressureição



Começa esta semana a cartela de documentários de Timor-Leste no Programa Nossa Língua.


"Timor-Leste, traição e ressureição" é uma crônica que narra a ressurreição desta nação insular asiática, em meio aos estragos provocados pela reação das forças armadas indonésias e das milícias, ao resultado do referendo das Nações Unidas que definiu o prazo para Timor-Leste tornar-se independente da Indonésia após 25 anos de ocupação genocida. 


O filme começa em abril de 2000, com uma visita a um Timor-Leste devastado após o referendo. Sebastião Guterres, um jovem timorense que era ativo na luta contra a Indonésia, descreve seus sentimentos acerca dos colegas timorenses vitimados e fornece um breve histórico sobre a colonização Portuguesa e a invasão e ocupação indonésia. Andando pelas ruínas carbonizadas de Dili, a narrativa é entremeada com intervenções de funcionários da ONU que descrevem como estão tentando resolver os grandes problemas que impedem Timor Leste de se tornar uma nação autossuficiente e independente. 



Título: TIMOR-LESTE, TRAIÇÃO E RESSURREIÇÃO

País: Timor-Leste

Duração: 53’:25’’

Ano 2002

Direção: Ted Folke

Coprodução: Tord K. Roe, Simone Dibagno, Ricardo Lobo, Iara Lee



O PROGRAMA NOSSA LÍNGUA

 

O Programa Nossa Língua, parte integrante do Programa CPLP Audiovisual, constitui iniciativa estratégica de colaboração entre as emissoras públicas de televisão dos estados membros da CPLP para a composição de uma faixa comum de programação a ser difundida simultaneamente nos diversos territórios nacionais, composta por documentários capazes de oferecer ao público telespectador uma visão contemporânea da diversidade cultural, social e política do mundo de língua portuguesa.

Os Polos da Rede CPLP Audiovisual selecionaram uma carteira de títulos para a ilustração das respectivas realidades nacionais para serem exibidos nas emissoras públicas dos estados membros da CPLP. Com isso, foi criada uma faixa semanal de programação, com duração aproximada de 60 minutos, que será exibida ao longo de 28 semanas, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017.

A programação NOSSA LÍNGUA servirá também como instrumento de formação de plateias/audiências nas emissoras públicas para a programação inédita que irá ao ar em 2017, resultante das produções selecionadas e produzidas pelos Concursos Nacionais do DOCTV CPLP II e do FICTV CPLP I que completam o conjunto de ações do Programa CPLP Audiovisual.


10-05-2019
Ante Estreia Documentário "Parto" Moçambique

Moçambique realizou dia 8 de Maio, a cerimónia oficial de lançamento de difusão do DOCTV CPLP III, com a exibição do documentário "O PARTO". A cerimónia foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Secretário Permanente do Ministério da Cultura em representação do Ministro. O evento contou ainda com o PCA da TVM - Televisão de Moçambique, o Secretário Geral da AMOCINE, Embaixada de Angola, cineastas e convidados, que lotaram a sala por completo. De destacar que a ante estreia foi notícia num dos jornais de maior circulação no país. A TVM inicia próximo domingo, dia 12, a teledifusão com o documentário de Moçambique.

veja mais