REDE CPLPAV

Notícias

03-12-2016
NOSSA LÍNGUA: Esta é a nossa rua



A Avenida Almirante Reis em Lisboa é seguramente a artéria mais multicultural do país. A qualquer hora do dia ou da noite cruzamo-nos ali com chineses, africanos, indianos, paquistaneses, bangladeshianos, brasileiros, europeus de leste... E até portugueses. A diversidade não é apenas étnica, mas também social: cá em baixo, na zona tradicionalmente mais popular, a avenida é pobre e degradada, habitada, sobretudo por idosos e imigrantes e ensombrada pelo estigma do “Intendente” e da “sopa dos pobres”; depois, à medida que subimos em direção ao Areeiro, a avenida vai ficando cada vez mais branca, larga e farta para acabar num bairro típico da alta burguesia lisboeta. O documentário “Esta é a Nossa Rua” é uma viagem pelos muitos mundos que se cruzam nestes dois quilômetros e meio de Lisboa. Calcorreamos a avenida guiados por quem lá vive e trabalha, fomos descobrir o que os prende ali, os seus sonhos e desilusões, o que pensam do “outro” – o “outro” que mora mesmo ao lado, na Avenida.



Título: ESTA É A NOSSA RUA

País: Portugal

Duração: 51’:31’’

Ano 2009

Direção: Margarida Metello

Produção: Ana Lucas - RTP


________


O PROGRAMA NOSSA LÍNGUA


O Programa Nossa Língua, parte integrante do Programa CPLP Audiovisual, constitui iniciativa estratégica de colaboração entre as emissoras públicas de televisão dos estados membros da CPLP para a composição de uma faixa comum de programação a ser difundida simultaneamente nos diversos territórios nacionais, composta por documentários capazes de oferecer ao público telespectador uma visão contemporânea da diversidade cultural, social e política do mundo de língua portuguesa.

Os Polos da Rede CPLP Audiovisual selecionaram uma carteira de títulos para a ilustração das respectivas realidades nacionais para serem exibidos nas emissoras públicas dos estados membros da CPLP. Com isso, foi criada uma faixa semanal de programação, com duração aproximada de 60 minutos, que será exibida ao longo de 28 semanas, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017.

A programação NOSSA LÍNGUA servirá também como instrumento de formação de plateias/audiências nas emissoras públicas para a programação inédita que irá ao ar em 2017, resultante das produções selecionadas e produzidas pelos Concursos Nacionais do DOCTV CPLP II e do FICTV CPLP I que completam o conjunto de ações do Programa CPLP Audiovisual.