REDE CPLPAV

Notícias

10-11-2016
NOSSA LÍNGUA: O Ciclo do Chá do Gurué



A produção de chá estruturou as relações de poder e a organização socioeconômica da região da alta Zambézia, em Moçambique, durante mais de 70 anos; contudo, agora a produção está em pleno declínio.  O documentário investiga diferentes pontos de vista de especialistas e produtores, diversas iniciativas de solução, divulgando iniciativas dos novos investidores estão empreendendo para rentabilizar os campos, quer renovando as antigas áreas, ou substituindo as plantas por outras a culturas. 


 Das cerca de onze unidades de produção em funcionamento na altura da independência de Moçambique, em 1975, restam apenas três. Devido ao envelhecimento das plantas, a produção caiu e as fábricas remanescentes funcionam em regime sazonal, afetando todas as famílias a elas ligadas e desequilibrando a já frágil estrutura econômica da região.  O documentário, então, trata da cultura do chá não apenas como um produto de consumo, mas como uma atividade profundamente enraizada na cultura de várias gerações. 




Título: CICLO DE CHÁ DO GURUÉ

País: Moçambique

Duração: 55’:35’’

Ano 2014

Direção: José Nguila

Produção: TVM – Televisão de Moçambique

27-02-2019
OFICINA DE PLANEAMENTO DE DIFUSÃO DO PROGRAMA DOCTV CPLP III

Encontra-se a decorrer hoje, dia 27 e amanhã dia 28 de Fevereiro, no Hotel Pérola, Cidade da Praia, Cabo Verde, a Oficina de Planeamento de Difusão do Programa DOCTV CPLP III. Esta Oficina visa a apresentação de relatórios dos documentários em produção, a análise da exibição dos documentários produzidos pelo DOCTV CPLP II por parte das televisões dos países participantes, a definição da grelha de exibição dos documentários nas televisões nacionais e ainda, a definição de estratégias de comunicação e divulgação. Esta Oficina conta com a participação da Diretora Geral do Secretariado Executivo da CPLP, Dra. Georgina Benrós de Mello; com a Técnica da Cultura da CPLP, Dra. Arlinda Cabral; Com a Unidade Técnica do Programa DOCTV CPLP III, e com o Director de Pogramas da Televisão Pública de Angola, Tomás Pinto da Cunha Ferreira; com o Diretor Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Adilson Lima de Rosa Gomes; com a Coordenadora da programação da TCV, Dirce Firmino; Com o coordenador do Polo Guiné Bissau, Amadú Djamanca; com o Chefe da Redação de Programas da Televisão da Guiné Bissau; Coordenador do Polo Guiné Bissau; com o Coordenador do Polo da Guiné Equatorial, Juan Pablo Ebang Esono; com o representante da Rádio Televisão Guiné Equatorial, Juan Noel Nsue Ondo; com o Coordenador do Polo de Moçambique, Djalma Lourenço; com o representante da televisão de Moçambique, Holden Guedes; Coordenador da televisão de Moçambique; com o represente da Rádio Televisão Portuguesa, Paulo Pereira; com o Coordenador do Polo e Director da Televisão de São Tomé e Príncipe, José Bouças de Oliveira; com o Director Geral da Cultura de São Tomé e Príncipe, Nelson Oliveira; com o Assistente Técnico do Polo Nacional de Timor Leste, Francisco Urbano e o Representante da Rádio Televisão de Timor Leste, dos Santos, Frederico Gaspar Soares.

veja mais