REDE CPLPAV

Notícias

05-11-2016
NOSSA LÍNGUA: Timbila & Marimba Chope



Timbila (plural de Mbila) é o nome de um instrumento polifônico de percussão utilizado pela etnia chope, da província de Gaza, no sul de Moçambique, proclamada obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Que segredos e encantos encerra este instrumento que há quatro séculos ocupa tantos técnicos e de tantas nações na pesquisa e estudo do seu funcionamento e estrutura? O documentário pretende responder a esta e outras questões, assim como contribuir para o registro de todo um processo místico que é a construção do Mbila.


O filme revela toda a complexa tecnologia artesanal utilizada em sua elaboração, como a raridade do Mwenje, madeira da qual se confeccionam as suas teclas, a técnica de vazamento e perfuração da “cabaça da massala” que compõe a caixa de ressonância, a cera especial das abelhas de colmeias subterrâneas que une as massalas ao corpo do instrumento e é fundamental para as suas afinações acústicas.


Ao longo do documentário, embalado pelo som melodioso da Timbila, vemos todo o processo de confecção de um instrumento até que esteja pronto para ganhar vida, com seu som único e especial. Mas não é só a fabricação do Mbila que o filme mostra. Acaba também por revelar quem são esses raríssimos artesãos que preservam um conhecimento ancestral da construção do instrumento, do canto e da dança tradicionais daquela sociedade. A câmera também se deixa embalar pelo “Msaho”, a música chope e dança das Timbila, numa miscelânea de sons, com toques de tambores, batuques e apitos.



Título: TIMBILA & MARIMBA CHOPE

País: Moçambique

Duração: 51’:47’’

Ano 2008

Direção: Aldino Languana

Coprodução: Aldino Languana, Amovídeo – Associação Moçambicana de Produtores de Vídeo e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP