REDE CPLPAV

Notícias

10-10-2016
NOSSA LÍNGUA: A Campanha do Caju

O documentário A Campanha do Caju retrata a situação socioeconômica Guiné-Bissau, ex-colônia portuguesa com um cenário politico muito instável devido a um violento processo de luta anticolonial, sucessivas crises políticas e golpes de Estado.

O caju foi importado do Brasil nos anos 50 e plantado ao longo das estradas, formando uma verdadeira floresta de cajueiros que tornou o país no quinto maior produtor e o maior exportador mundial de castanha em bruto. Quase três quartos da população do País vive da coleta do caju; contudo, só há trabalho certo durante três meses por ano.

Nessa Guiné com estradas esburacadas que dificultam e encarecem o escoamento da produção, o documentário acompanha as desventuras de um jovem economista educado na Europa, que regressou à sua terra natal com o sonho de alterar um pouco este estado de coisas. Ele se lança no desafio de recuperar um velho navio encalhado e semidestruído pela ferrugem, o Cofra. Apesar das enormes dificuldades, investe na inauguração de um trabalho de frete pelos inúmeros rios, braços de mar e o próprio mar que contorna a Guiné-Bissau.


Título: A CAMPANHA DO CAJÚ

País: Guiné-Bissau

Duração: 53’:58’’

Ano 2007

Direção: Paulo Silva Costa

Produção: Eduardo Ricou, Suleimane Biai



____


O PROGRAMA NOSSA LÍNGUA

 

O Programa Nossa Língua, parte integrante do Programa CPLP Audiovisual, constitui iniciativa estratégica de colaboração entre as emissoras públicas de televisão dos estados membros da CPLP para a composição de uma faixa comum de programação a ser difundida simultaneamente nos diversos territórios nacionais, composta por documentários capazes de oferecer ao público telespectador uma visão contemporânea da diversidade cultural, social e política do mundo de língua portuguesa.


Os Polos da Rede CPLP Audiovisual selecionaram uma carteira de títulos para a ilustração das respectivas realidades nacionais para serem exibidos nas emissoras públicas dos estados membros da CPLP. Com isso, foi criada uma faixa semanal de programação, com duração aproximada de 60 minutos, que será exibida ao longo de 28 semanas, entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017.

 

A programação NOSSA LÍNGUA servirá também como instrumento de formação de plateias/audiências nas emissoras públicas para a programação inédita que irá ao ar em 2017, resultante das produções selecionadas e produzidas pelos Concursos Nacionais do DOCTV CPLP II e do FICTV CPLP I que completam o conjunto de ações do Programa CPLP Audiovisual.