REDE CPLPAV

Notícias

03-06-2016
DOCTV CPLP II: DJAMBO inicia fase de produção

O documentário faz literalmente uma viagem para acompanhar o ex-fotografo-guerrilheiro-cameraman do presidente Samora Machel, Carlos Djambo - um dos poucos sobreviventes do acidente de aviação em IMBUZINI, África do Sul, onde Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique, faleceu – até às chamadas “zonas libertadas” no norte de Moçambique: as províncias de Tete, Niassa e Cabo Delgado.



Chico Carneiro filmando o Djambo em Imbuzini, nos destroços do avião.

Carlos Djambo ainda jovem foi treinado nas zonas libertadas e preparado como fotógrafo para registrar o processo da luta armada de libertação nacional e depois continuou como fotógrafo oficial que acompanhava o Presidente em todos os seus deslocamentos e atividades.


Djambo e Soares, seu professor de fotografia.

A estrutura do documentário será a de documentar livremente essa visita deste personagem principal e condutor do documentário a lugares por ele percorridos - quando jovem e guerrilheiro-fotógrafo - na luta de libertação.
 
Abaixo algumas das imagens da produção e outras que serão utilizadas no filme e “conduzem” o personagem em busca de sua “memória”:


 
Djambo, Catarina Simão (co-realizadora), General Pachinuapa e Chico Carneiro após entrevista com o General Pachinuapa (testemunha do Massacre de Mueda).



Djambo e uma ex-combatente (Lúcia Mustafá), membro do Destacamento Feminino, no Niassa.



Lúcia Mustafá, em foto de Carlos Djambo.



Entrevista com o cineasta e orientador do Programa CPLP Audiovisual, Ruy Guerra, durante a Oficina de Desenho Criativo de Produção em Óbidos, Portugal.

Para mais informações sobre o filme, acompanhe a página do Facebook da produtora Argus: