REDE CPLPAV

Notícias

21-06-2016
FICTV CPLP I: O Calvário de Joceline



"O Calvário de Joceline", telefilme de ficção vencedor do Concurso FICTV CPLP I - Produção em Angola, já está em produção pelas ruas de Luanda.

Adaptação da obra homônima de Lito Silva, o longa dirigido por Ngouabi Silva conta a história de três mulheres muito diferentes entre si cujos percursos acabam por conduzi-las à mesma cela no edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC). É lá que elas estão em 2008, quando o edifício desaba e mata 24 das 180 pessoas ali encarceradas.

Segundo o diretor, a obra baseada em fatos reais coloca em evidência "alguns aspectos chocantes do sistema judicial angolano", explicitando "aspectos de raiz social que juntam em um mesmo ambiente carcerário indivíduos sem perfil criminoso com verdadeiros psicopatas". 


Sobre a obra literária que deu origem ao roteiro, o escritor Lito Silva afirma que "a narrativa convida os leitores para uma reflexão sobre o ocorrido, dando corpo e alma a alguns dos meros números estatísticos que para nós constituíram as vítimas do infausto acontecimento"

O edifício da DNIC foi construído pela administração portuguesa em uma área de erosão hídrica. Oito anos depois, o inquérito sobre o desastre ainda está em aberto, não tendo sido apontado nenhum responsável até o momento.