REDE CPLPAV

Notícias

16-05-2016
DOCTV CPLP II: ANGO-CHI JÁ ESTÁ EM PRODUÇÃO


Já começaram as filmagens do documentário “Ango-Chi”, projeto vencedor do Concurso Nacional de Seleção do programa DOCTV CPLP II em Angola, que aborda o fenômeno da imigração chinesa para o país.

A equipe, formada por Rui Sergio Afonso (Realizador), Tchiloia Lara (Produtora) e Kamy Lara (Camara e Editora), já filmou aproximadamente 15 dias, percorrendo já alguns bons quilômetros à procura da sua história.


Segundo Tchiloia, serão apresentadas histórias de “pessoas que optam pela imigração procurando melhores condições de vida, ou um lugar que melhor se adequa aquilo que são os nossos sonhos e convicções”. Ela conta que, depois de uma longa etapa de pesquisa de personagens de aproximadamente 2 meses, a equipe localizou suas duas histórias de vida que, “entre as idas e voltas da vida, encontros e desencontros, mostram que há sempre alguma coisa interior que nos acompanha: os afectos e emoções”.

A primeira história é de um casal constituído por um angolano, ex-estudante na China, e uma chinesa. Juntos há quatro anos, casaram e decidiram ir para Angola tentar construir um futuro melhor para o filho que deixaram na China. Ela passa por uma fase difícil de adaptação ao país, causando conflitos na relação. A segunda história retrata a história de uma angolana que se juntou a um chinês que, contratado para trabalhar em construção civil, imigrou para Angola em 2007. Tiveram dois filhos e ele nunca mais regressou à China. Ele se adaptou facilmente à cultura angolana, mas os compromissos de trabalho fazem-no passar longas temporadas fora de casa. Essas ausências acabam por causar desconfiança na família angolana, que receia que nunca mais volte.


Tchiloia afirma que um dos maiores desafios desta produção tem sido lidar com a língua mandarim e não ter acesso constante a tradutores. Em breve, a equipe sairá novamente para mais uma fase dias de produção, dessa vez no sul do país.