REDE CPLPAV

Notícias

09-05-2016
FICTV CPLP I: "O Dia Em Que Explodiu Mabata Bata" inicia a segunda semana de filmagem


Teve início, em Chibuto (Moçambique), a segunda semana de filmagem do filme “O Dia Em Que Explodiu Mabata Bata”, realizado por Sol de Carvalho com recursos do programa FICTV CPLP I - Produção.

O filme é baseado no conto homônimo de Mia Couto, escrito em 1986, que conta a história de Azarias, um jovem pastor órfão que sonha em ser uma criança normal e poder ir à escola. Um dia o melhor boi da manada, Mabata Bata, pisa em uma mina deixada pelos combatentes da guerra que decorre no país e explode. Temendo as represálias do tio, o menino decide fugir e embrenhar-se na floresta levando consigo os bois restantes.



A equipe do filme é composta por 23 profissionais, em sua maioria moçambicanos. A produção do filme está sendo realizada com o envolvimento da população local de Chibuto. “A vila está toda agitada positivamente com a nossa presença, pois temos actores locais, usamos locações da localidade”, diz Sol de Carvalho.

Antes do início das filmagens, a produção do filme pediu às autoridades tradicionais a realização de uma cerimônia de sorte. Sol de Carvalho conta que, durante a cerimônia, “a curandeira se referiu à falta de chuva no local - e nesse dia à tarde.... Choveu!”


A equipe do filme também está em articulação com o Polo Nacional de Moçambique para realizar encontros com estudantes das escolas básicas e dos centros de formação de cinema, para que os alunos possam aprender sobre o processo de rodagem de um longa metragem diretamente com os produtores.


Veja mais fotos das filmagens:









Para mais informações sobre este telefilme, acesse o site: http://www.mabatabata.com