REDE CPLPAV

Notícias

04-06-2018
Oficina de Desenho Criativo de Produção

O Programa CPLP Audiovisual concluiu em 11 de Maio p.p. a etapa de seleção de projetos do Concurso Internacional DOCTV CPLP III.

Foram selecionados 09 projetos de documentários, um de cada país da CPLP em que cada projeto receberá € 50 mil como verba de produção:

 

 

 

Angola

 

Elinga Teatro 1988/2008”, de Paulo Azevedo, produzido por F. Media Prestação de Serviços.

 

 

Brasil

 

Entre a Porta e a Rua”, de Rafael Figueiredo, produzido por Coopas – Cooperativa de Trabalho de Produção Audiovisual de saúde, Saneamento e Meio Ambiente Lda.

 

 

Cabo Verde

 

Bidon: Nação Ilhéu”, de Celeste Fortes, produzido por Eden Produções Lda.

 

 

Guiné Bissau

 

Bijagó o Tesouro Sagrado”, de Domingos Sanca, produzido por Procinema, SARL

 

 

 

 

Guiné Equatorial

 

 

 

Ritmo de Ida Y Vuelta”, de Ngolo Leticia Idjabe Makuale, produzido por 16 Novenos Producciones.

 

 

Moçambique

 

A experiência de Moçambique na gestão de mudanças climáticas (2000-2018)”, de Tania Machonisse, produzido por Blue Art Filmes, Lda.

 

 

Portugal

 

Margot Dias, uma Viagem aos Macondes de Moçambique”, de Catarina Alves Costa, produzido por Midas Filmes.

 


S. Tomé e Príncipe

 

O Estado Crioulo de África”, de Teodora de Ceita da Luz Martins, produzido por GS Produções.

 


Timor Leste

 

Música da Resistência”, de Francisca Maia, produzido por Crocfaek Unipessoal, Lda.

 

 

A seleção ficou a cargo de um júri internacional formado por Adélia Sampaio, António Ole, Flora Gomes Leão Lopes e Leonor Silveira.

O Programa CPLP Audiovisual é dirigido por uma Coordenação Executiva composta de representantes dos países que o financiam, bem como do Secretariado Executivo da CPLP, que administra a sua implementação.

A implementação do Programa CPLP Audiovisual, em cada Estado-Membro, é coordenada por Polos Nacionais formados por representantes das autoridades nacionais do audiovisual, das televisões públicas e dos parceiros do setor.

 

O Programa CPLP Audiovisual implantou uma rede efetiva colaborativa de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais de língua portuguesa, e tem por objetivo oferecer às audiências internacionais, uma visão contemporânea da cultura e das sociedades no mundo de língua portuguesa.

Os realizadores e produtores executivos dos projetos selecionados estarão reunidos de 3 a 7 de junho nas Termas de Monfortinho – Idanha-a-Nova, Portugal para participarem numa Oficina de Desenho Criativo de Produção, onde discutirão as suas estratégias de realização e produção com os tutores artísticos e técnicos Luís Correia, Maria João Mayer, Patrícia Faria e Pedro Pimenta.

No decurso desta Oficina serão assinados os respetivos contratos de coprodução e os projetos entrarão imediatamente e em simultâneo na fase de produção em todos os países, durante 7 meses.

Gostaríamos de realçar que 2/3 dos projetos submetidos a concurso na presente edição são da autoria de mulheres e que quase metade dos autores tem idade inferior a 35 anos, contribuindo, assim, para a política de diversidade do género e para o surgimento de novos realizadores nos países de língua oficial portuguesa.